Buscar

10 perguntas para ser mais feliz no trabalho

Bom dia 2019! Vou assumir que o primeiro trimestre do ano é a manhã de 2019, o segundo é a hora de almoço, o terceiro já podemos dizer ‘boa tarde’ e ao quarto entramos na hora de deitar, refletir e preparar o ‘dia’ seguinte.


A ressaca das festas acabou, os restos de comida também, a azáfama acalmou e é entre a segunda e a terceira semana de Janeiro (achamos sempre que é logo na primeira!) que começamos realmente a implementar as mudanças às quais nos propusémos.





O que venho aqui escrever hoje é sobre a análise que foi feita provavelmente nas últimas semanas do ano que passou e em que, infelizmente, a maior parte das pessoas se foca exclusivamente no que deveria ter feito, nos objetivos que não foram atingidos e no progresso que não aconteceu.


É aqui que queremos desafiar cada um e cada empresa. Vamos tornar esta análise de fim/início de ano num processo positivo. É difícil, uma vez que a ‘negativity bias’ é um dos fenómenos psicológicos mais bem estabelecidos e significa que as nossas mentes simplesmente dedicam mais foco mental e cognitivo ao mau do que ao bom. Os nossos pensamentos vão automaticamente para problemas, irritações, ameaças e medos. No entanto, através do estudo da psicologia positiva, isto é ensinável e praticável. Focarmo-nos nas coisas boas que acontecem requer esforço mas é uma decisão que, com treino, se torna um modo de vida.

Onde está o foco é onde floresce. Quem foca no que não tem, esperará mais escassez. Quem foca no que tem, esperará mais abundância. Com isto não digo que não devamos sempre tentar melhorar as nossas circunstâncias e lidar com alguns problemas mas ao que me refiro é ao nosso diálogo interno e às perguntas que nos fazemos.


Assim sendo, temos uma sugestão de um exercício para este novo ano sobre felicidade no trabalho. Foque-se no que de positivo aconteceu no ano passado e altere as suas perguntas. Abaixo estão 10 perguntas às quais pode responder e ver automaticamente a relação que tem com o cargo que desempenha a melhorar:


- O que é que de melhor me aconteceu no trabalho em 2018?

- O que é que fiz de que mais me orgulho?

- Que skills novas aprendi?

- A quem é que o meu trabalho fez a diferença?

- Quem é que mais me ajudou no trabalho?

- Quem é que mais admirei profissionalmente?

- Como é que cresci e me desenvolvi profissionalmente?

- Que coisas da minha vida profissional em 2018 quero que voltem a acontecer em 2019?

- Que coisas da minha vida profissional em 2018 quer melhorar em 2019?

- Em específico, o que é que vou fazer este ano para ser mais feliz no trabalho?


Grande parte da nossa felicidade no trabalho vem de apreciar as coisas boas que temos. Grande parte do trabalho da TYM passa por esta responsabilização de cada um e fazemo-lo através das nossas formações. Saiba mais em www.theyellowmanager.com/formacao


Algumas pessoas pensam que têm que trabalhar duro para serem bem sucedidas – e que o sucesso lhes trará felicidade. Este ano faça da Felicidade no trabalho o objetivo número 1 da sua empresa, porque já todos sabemos que é ao contrário: ser feliz no trabalho fará com que seja mais eficaz e bem sucedido.


Por Equipas mais felizes!!


Madalena Carey

Co-Fundadora

99 visualizações